Por vezes esquecemo-nos que são pessoas que estão por detrás de empresas e marcas. Que os produtos que criam, os serviços que prestam, as ideias e mensagens que pretendem comunicar, giram em volta do que todos precisamos no dia-a-dia, ou de segunda a sexta-feira, ou de sábado a domingo, ou nos 365 dias do ano.
A base do bom marketing é essa. Perceber a vida das pessoas. Que têm diferentes valores e personalidades. Que têm diferentes estilos de vida. Que têm diferentes necessidades.
Resulta daí que o marketeer tenha uma capacidade de entender as pessoas, numa perspetiva humana e social. Tenha a capacidade de empatia. Perceber emoções e estabelecer relações. Mesmo sem conhecer quem está do outro lado.
Uma empresa não tem essa capacidade. É pesada. É mais fatura e recibo. São as marcas que humanizam as empresas. Sem uma marca, a empresa vive do produto ou serviço que presta, de forma isolada, sem criar uma relação com clientes. Pode ter valores mas não tem personalidade. Mas precisa dela.
Porque tal como na nossa vida social, identificamo-nos mais com algumas pessoas do que com outras. A marca, é essa ligação e diferenciação. Une pessoas que partilham os mesmos valores e traços de personalidade. Cria empatia.
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João Filipe Mateus